O escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM), em parceria com Entasis Arkitekter, divulgaram novas imagens de Karlatornet, projeto de uma torre de 230 metros de altura em Gothenburg, Suécia. Selecionada por um júri em 2014, a torre tem conclusão prevista para 2019 e será o edifício mais alto da Suécia. O projeto faz arte do Lindholmen, um novo distrito que está sendo construído, adjacente ao porto da cidade. O projeto inteiro – dez blocos de escritórios, lojas e espaços residenciais – deverá ser concluído até 2021, coincidindo com o aniversário de 400 anos de Gothenburg.
Quando anunciado em 2014, o concurso tinha como objetivo "demonstrar como um arranha-céu pode ser integrado à estrutura do bairro", afirmando que "o edifício deveria ser parte do contexto social e arquitetônico da área, e não permanecer com um monólito solitário". Seguindo o objetivo do concurso, Karlatornet proporcionará diversas tipologias residenciais, incluindo unidades para solteiros, casais e grandes famílias, bem como espaços sociais, abrangendo terraço na cobertura, hotel, bar e pontos de acesso a partir das ruas, shoppings e restaurantes.
O plano urbano da área, que está sendo desenvolvido pelo escritório Entasis, foi descrito pelo júri em 2014 como "seguro e bem pensado", com espaços intersticiais "lidando de forma admirável com as conexões, tanto norte-sul, quanto leste-oeste, criando pontos de encontro e amplitude como forma de encorajar reuniões ao ar livre".